sharpei + saúde + olho de cereja

Olhos de Cereja

PROLAPSO DA TERCEIRA PÁLPEBRA – CHERRY EYE

Você sabe o que é isso? Eu também não sabia até acontecer comigo.
Era um belo sábado a noite e Bruce ansiava pelo jantar, quando ele terminou a refeição eu fui limpar a boca dele, pois Bruce tem três meses e três dias apenas e fica todo babado quando come ou bebe alguma coisa, tenho que ficar com uma fralda de boca secando a baba dele. Ele sentou nos meus pés e olhou pra cima, faltava quebrar o pescoço, e eu pude observa que a bochecha estava perfurada, logo pensei ” a izzy machucou o Bruce sem querer quando estavam brincando” e realmente foi o que tinha acontecido.



Logo mais tarde, estava atarefada na cozinha e ouvi o Bruce latindo (parecia mais um choro) quando eu olhei pra ele tomei um baita susto, o olho direito estava com uma bola de sangue (bem no canto próximo ao nariz). Desesperadamente passei mensagem para umas dez pessoas e NINGUÉM me respondia, parecia que todo mundo estava ocupado naquele mesmo momento, então me concentrei e comecei a pesquisar na internet e vou te mostrar o que fazer nessa hora desesperadora que a gente passa.

Pode acontecer com qualquer cão de qualquer raça.

prolapso + glândula + terceira +palpebra
Prolapso da glândula da terceira pálpebra.

A glândula da 3ª pálpebra é responsável pela produção de aproximadamente 40% da lágrima do olho.
O prolapso da glândula da terceira pálpebra ocorre geralmente por flacidez dos tecidos e pode melhorar a medida que o cão amadurece. Agentes irritantes como pólem ou materiais de limpeza ou mesmo o cão na tentativa de coçar o olhinho, fazer esforço ou se estressar, podem precipitar a saída da glândula.

O que fazer?

Se isso acontecer, devolva-a no lugar imediatamente: 
com seu dedo polegar eleve a pálpebra inferior envolvendo a glândula. Faça leve pressão para baixo até sentir o osso onde fica a órbita ocular. Mantenha assim por alguns segundos. Ao remover o dedo você observará que a bolinha desapareceu.

obs 232

Faça isso sempre que notar a saída da glândula, ainda pequena, antes que ela edemacie e fique irritada não cabendo mais no seu espaço. Esse cuidado pode fazer-se necessário por semanas. Mantenha o uso dos colírios e pomadas que o veterinário receitou. Uma vez edemaciada e irritada torna-se impossível mantê-la em seu leito, podendo ser necessária cirurgia.

Caso necessite operação, procure um veterinário especialista em oftalmologia. A indicação de nossos médicos veterinários para cães adultos é o sepultamento da glândula, ou seja, sua recolocação (recolocação da glândula no lugar e fixação com uma “costurinha”). Para cães em crescimento e bebês, não fazemos o sepultamento pois o risco de recidiva é muito alto, já que os tecidos estão em crescimento e a cirurgia pode se perder rapidamente. Como o procedimento anestésico em buldogues franceses é arriscado, fazemos a remoção da glândula. A cirurgia é mais rápida, mais simples e com menos riscos para o bebê.

Depois do susto que passamos, um mimo cai bem. Bruce Shar-pei
Depois do susto que passamos, um mimo cai bem. Bruce Shar-pei

Essa condição pode surgir por diferentes razões e o pronto atendimento do cão, que deverá ser feito pelo próprio dono, poderá determinar a evolução dessa lesão. Se agir a tempo e da maneira correta há mais de 98% de chance de que tudo não passe de um simples susto.

Isso vai ajudar a livrar seu cãozinho de uma cirurgia. Se quiser entender mais sobre a cirurgia os universitários da USP explicam

Agradecimentos:
Texto gentilmente cedido por Sirley V. Velho

Olha só como é fácil reposicionar a glândula no lugar


Responda à nossa Enquete.

27 comentários sobre “Olhos de Cereja

  1. Meu filhote @_Nelson_Jr_ está passando por isso e eu estou meio desesperada! O veterinário já receitou remédio, mas não estou vendo melhora… me parece que vamos para a cirurgia. 😦 Coração de “mãe” aflito…

    Curtido por 1 pessoa

    • oi carolina a minha mel também passou por isto . agora fez cirurgia de entropode ta difícil a coisa. pois ela não deixa pingar o colírio nela ta difícil a coisa..

      Curtido por 1 pessoa

  2. Ei gente, tenho uma shar pei que resgatamos, alem dela temos mais resgatados e infelizmente não temos condições de levarmos sempre ao veterinário 😦
    E agora nossa Sharpei Susi está com os olhos cheio de secreção e não tenho come leva-la ao veterinário, sabem me dizer se os sharpei de vocês já teve algo parecido o como eu posso tratar a minha.
    Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Roberta , tudo bem?
      Secreção nos olhos pode ter diversas causas. Tanto pode ser algo oftamológico mesmo, conjuntivite, uma infecção,entrópio… Ou também pode ser em decorrência de verminose e parasitas.
      O ideal é levar ao veterinário para investigar as causas, mas como forma de aliviar o desconforto pode usar soro fisiológico gelado para limpeza e colírio tipo lágrima artificial para lubrificação.
      Espero ter te ajudado, mande notícias, melhoras para a Susi.

      Bjo ❤

      Curtir

  3. Minha bebezinha de 3 meses apresentou este problema levei ao veterinário ele diagnosticou “olho de cereja” e prescreveu colirio 4 vezes ao dia. Nada comentou sobre o próprio dono fazer algo como consta no vídeo. A cachorrinha é uma buldogue francesa e confesso tenho medo de aplicar esta técnica. Onde posso levá-la? O problema começou hoje dia 14.12.2016 estou muito preocupada.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Rita , tudo bem.

      Sim, de fato a técnica existe, entretanto só é aconselhado fazer a manobra , caso se sinta segura. Então acho que o ideal seria você consultar um veterinário oftalmologista, ele com certeza vai poder avaliar melhor o caso e indicar um tratamento mais adequado, colírio ou cirurgia. Melhoras pro seu bebê Frenchie😘

      Curtir

      • Eu consegui fazer o procedimento! Agora meu buldog ingles está dormindo. Mas vi bem direitinho o vídeo e deu certo aparentemente. Obrigada pela dica!!

        Curtido por 1 pessoa

  4. Muito obrigada por compartilhar! Hj essa materia foi muito útil. Meu Auugie tava bem e de repente uma protuberância no olhinho direito (ele está fazendo tratamento oftálmico pra tratar uma alergia e estamos investigando a causa). Como meu marido e eu já tínhamos lido sobre olho de cereja, imediatamente identificamos o problema. Isso foi de ajuda, pq sabíamos exatamente sobre o que pesquisar, porém como proceder era a grande questão e se devíamos continuar as medicações. Foi aí que esse blog nos ajudou! Por isso muito muito muito obrigada!

    Abraços meu e do meu Augginho!💕

    Curtido por 1 pessoa

  5. olá bom dia .
    gostaria de umas dicas para que eu consiga pingar o colírio na minha MEL.
    ELA NÃO PARA QUIETA. UMAS DICAS DE ADESTRAMENTO ALGUÉM PODE ME AJUDAR

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi pessoal sou mãe de primeira viagem, meu bebê está com isso também meu marido tentou colocar a bolinha no lugar porém ela voltou e estava mais vermelha, levamos ele no veterinário perto de casa ( pets) a veterinária passou três colírios para ele mas não estou vendo melhora, hoje antes de pintar o colírio ele vomitou uma gosma marrom isso é normal ? ( Ela passou dipirona para dor tambem )

    Curtir


  7. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsObrigada por sua publicação…Me ajudou muito com minha Malú Bebê, Sharpei de seis meses. Eu estava arrasada com essa situação que apareceu hoje por volta de 13 horas, mas ao chegar do veterinário e com receita em mãos, fui pesquisar sobre e vi sua publicação, segui direitinho e graças a Deus deu certo. 🙏

    Curtir


  8. https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsoperei os 2 olhos de cereja da minha e mesmo seguindo td o tratamento nunca sara todo dia amanhece purulento e inflamado …a cereja não voltou mas a inflamação ocular não sara mesmo com vários outros medicamentos pomadas antibióticos vitaminas colírios soro fisiológico lagrimas artificiais troca de veterinários etc …alguém ai p/ajudar só não me fale em veterinário pois é um pior que outro …gratidão !

    Curtir

    • Olha Iraci, é uma situação difícil mesmo… Pelo que você relatou você fez tudo certinho, mas tem um processo inflamatório aí sem dúvida. Mesmo que até o momento o veterinário que você procurou não conseguiu resolver , infelizmente acredito que foi má sorte mesmo… O ideal é tentar encontrar um veterinário que tenha referências e que seja especialista oftalmologista.

      Curtir


  9. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jstenho 3 sharpei ja fizeram a cirurgia mas nao resolveu nao sei oque faço todos os dias amanhecemn com os olhos grudados com remela e esta comelando ficar opacos meio que cegos estou desesperaado.
    Existe alguma cirurgia ou algum metodo diferente pra tratar isso!?
    os veterinarios da minha cdiade so deram pontos nas palpebras e passaram um colirio que nao ta ajudando nada!
    alguem que ja operou seu shar pei e resolveu ?

    Curtir

    • Pelo que você está dizendo a cirurgia não corrigiu o entrópio, provavelmente vai ter que operar de novo, infelizmente… A opacidade dos olhos deve ser já uma ulceração na córnea, tem que tratar porque pode cegar de maneira irreversível, a secreção contínua mostra que os cílios continuam a ferir os olhos e já tem um processo inflamatório. Sugiro manter o colírio e procurar o mais rápido possível outro veterinário, de preferência que seja especialista oftalmologista.

      Boa sorte, mande notícias.

      Curtir

Deixe um comentário